SESMT - Ambientec
CANAL DE CONTEÚDO

    SESMT

    a importância de serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho
    03/01/2019

     

    Os funcionários são o aspecto mais importante do funcionamento de uma empresa. Sem eles, não há serviço realizado, e com isso a empresa não garante sua existência. Sendo assim, manter o quadro de empregados com as garantias de bem-estar físico e mental são condições fundamentais para a manutenção do ambiente trabalhista – e são esses âmbitos que os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho abrangem no meio empresarial.

     

    O local de trabalho que oferece segurança e harmonia aos colaboradores contratados é o ambiente ideal para a realização das atividades que concernem à prática laboral, os quais são requisitos mínimos para que o trabalho seja realizado com qualidade e motivação pelos funcionários. Cabe à empresa garantir que estas características sejam realidade na trajetória profissional de qualquer um dos empregados. Esse objetivo pode ser alcançado com a implementação de práticas de Segurança do Trabalho, tais como a SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), como forma de prevenir doenças ocupacionais ou agravamento de condições pré-existentes, causado pela prática da atividade efetiva diária.

     

    Essa regulamentação foi imposta a partir da elaboração da NR 4, cuja existência compõe o quadro de Normas Regulamentadoras para garantir a boa qualidade de vida do trabalhador no ambiente profissional. Antes da existência da SESMT, havia somente uma lei trabalhista que cobria a condição imposta pelos acidentes ocorridos em decorrência do trabalho, sendo que a norma abrange, também, as doenças relacionadas às atividades desempenhadas na empresa, tais como LER, problemas na coluna, problemas de audição, dentre outros exemplos que podem surgir com a prática despreparada e contínua de atividades não regulamentadas.

    Um serviço de SESMT deve conter um Médico do Trabalho, um Engenheiro de Segurança do Trabalho, um Enfermeiro do Trabalho, um Técnico em Segurança do Trabalho, e um Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Algumas empresas não possuem estrutura nem capital para manterem uma equipe como esta, mas devem disponibilizar contatos desses profissionais para que os funcionários possam ser atendidos rapidamente e sem custo, podendo inclusive ser firmado um contrato com empresa terceirizada do ramo.

     

    Os Serviços Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho são de importância ímpar para a integridade da empresa, pois, apesar de constituírem um gasto, são indicadas como vantajosas por reduzirem as despesas posteriores de uma empresa ao contribuírem com a redução dos índices de processos de danos, ocasionados por conta de atividades realizadas sem fiscalização, regulamentação ou supervisão, as quais geram contas de indenizações a serem pagas aos funcionários lesados após o término do contrato empregatício. Dessa forma, a implantação do serviço se constitui em um investimento lucrativo a longo prazo.

     

    A SESMT trabalha em conjunto com a CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes), no caso das empresas que possuem esta organização. Juntos, os serviços promovem a SIPAT, semana interna de prevenção de acidentes de trabalho, cuja existência garante mais um artifício de controle e supervisão contra ocorrências acidentais que possam colocar em risco o bem-estar e a saúde dos empregados de uma instituição.

    Comentários