Segurança no Trabalho: tarefa de cada um, responsabilidade de todos - Ambientec
CANAL DE CONTEÚDO

    Segurança no Trabalho: tarefa de cada um, responsabilidade de todos


    26/07/2019

    Nesta mesma data, 27/07, no ano de 1972, era implantado no Brasil o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A medida foi criada como resposta aos altos índices de injúrias e ocorrências ocupacionais na época. Ainda nos dias de hoje, a data é considerada um marco histórico pelos trabalhadores, dada a conquista das medidas de segurança reconhecidas pela legislação.

     

    A implementação foi incentivada pelo Banco Mundial, que ameaçou cortar financiamentos para o país caso o número de acidentes de trabalho não fosse reduzido. Assim, o governo brasileiro tornou obrigatório o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho. Desde então os trabalhadores atuam com maior segurança e dignidade.

     

    Esses valores são reforçados pela Ambientec, através da campanha “Segurança no Trabalho: tarefa de cada um, responsabilidade de todos”, voltada à ampliação da cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

     

    A valorização do trabalhador

    As medidas foram estabelecidas conforme portarias publicadas na época, voltadas à valorização do colaborador integrante da empresa. O então ministro do Trabalho, Júlio Barata, publicou as portarias nº 3.236 e nº 3.237, que instituíram o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a obrigatoriedade da prestação de serviços de segurança e medicina do trabalho na empresa, respectivamente.

     

    A partir dessa decisão, a proteção ao empregado evoluiu conforme os anos. Atualmente, diversas leis garantem que o cidadão tenha segurança e proteção durante a prática de suas atividades trabalhistas diárias. Tudo é realizado de acordo com normas e diretrizes, fiscalizadas e inspecionadas pelo governo. Grandes exemplos desse controle são as Normas Regulamentadoras e os critérios definidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), os quais são reconhecidos pelo Brasil.

     

    Assim, ficou estabelecido que toda empresa contratante de colaboradores como empregados, em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), deve contar com o serviço de profissionais especializados em Segurança do Trabalho. Essa exigência atua no bem-estar e preservação do quadro de funcionários do local, contribuindo com a motivação do trabalhador e com a integridade física e mental de cada integrante da empresa.

    Unidos por melhores condições trabalhistas

    É considerado acidente de trabalho aquele em que o funcionário sofre alguma lesão enquanto exerce as atividades atribuídas pela empresa, ou a caminho do local de serviço. A perturbação funcional causada pode acarretar a perda da capacidade para o trabalho, parcial ou total, permanente ou temporária, ou até mesmo levá-lo à morte. Nesse quesito também são consideradas as doenças ocupacionais, desencadeadas ou incentivadas por conta do serviço prestado ou das condições do ambiente.

     

    A Ambientec atua ativamente com soluções em Segurança e Medicina do Trabalho, para manter empresas regulamentadas e contribuir com o bom funcionamento de um local de serviço. Assim, acidentes e doenças relacionados ao trabalho são evitados, garantindo uma equipe segura e mais produtiva. A campanha realizada visa alertar sobre os riscos, e incentivar a manutenção de um ambiente de serviço seguro e saudável, com a adoção de boas práticas de conduta em prol dos colaboradores.

     

    Comentários