Ruído: você sabia que ele é um problema no trabalho? - Ambientec
CANAL DE CONTEÚDO

    Ruído: você sabia que ele é um problema no trabalho?

    O Ruído no local de trabalho pode ser originado de fontes próximas ou distantes, que combinadas fazem parte daquele ambiente.
    08/04/2016

    A gestão do ruído industrial deve ser observada por todas as empresas que tenham níveis elevados de pressão sonora. O ambiente ruidoso, potencialmente insalubre, apresenta condições de risco ocupacional e econômico. Nesses ambientes é esperada a degradação da saúde dos trabalhadores expostos, com a obrigação do pagamento do adicional de insalubridade por ruído. A empresa também fica exposta a ações na justiça de cunho trabalhista e previdenciário.

     

    Além de expor o colaborador a estes riscos, o ruído gerado pela empresa ou indústria acima do permitido, pode significar interferência e prejudicar a comunidade local. Logo, é de extrema importância o controle de qualquer tipo de ruído para que haja bem estar local, além de tornar o ambiente agradável de se viver.

     

    A engenharia Acústica é o ramo da engenharia que estuda os fenômenos sonoros e desenvolve projetos e ações de controle para eliminação ou redução dos riscos devido ao ruído.

     

    Dentro das empresas, é necessária a capacitação dos gestores e do corpo técnico, na condução do programa de gestão de ruído, que envolve desde ações técnicas e administrativas, até o investimento financeiro e os ganhos esperado envolvendo a documentação de presumíveis passivos trabalhistas.

     

    Texto com colaboração de MSc. Marco Aurelio Rodrigues de Paula – Unidade Florianópolis

    Comentários