Porque tragédias têm ocorrido no Brasil? - Ambientec
CANAL DE CONTEÚDO

    Porque tragédias têm ocorrido no Brasil?

    Como o método de Gretener pode evitar grandes tragédias
    25/02/2019

    Com base em reportagem publicada pela BBC Brasil, no último dia 8 de fevereiro, pode-se dizer que somos uma nação de grandes construtores, mas de empreendimentos que não recebem manutenção necessária e suficiente.

     

    Haveria uma falta de cultura, por exemplo, no que diz respeito à prevenção de acidentes. Pesquisas mostram que os brasileiros são muito reativos, ou seja, agem somente frente a circunstâncias emergenciais. Ouve-se muito “Comigo não acontece” ou “O anjinho da guarda me protege” e por aí vai.

     

    Um caso emblemático foi o da boate Kiss, cujo incêndio matou 242 pessoas em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Um dos integrantes da banda, que estava se apresentando no local, fez uso de um sinalizador externo que emitiu faíscas e atingiu o teto da boate. A espuma acústica que revestia a estrutura não era projetada contra fogo, o que ocasionou o alastramento das chamas em menos de 3 minutos.

     

    O tempo passou e os erros permaneceram. Os treinamentos e equipamentos foram “deixados para lá” e os acidentes continuaram a se repetir, Brasil afora, embora nem todos tenham alcançado reverberação na mídia.

     

    No incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 02 de setembro de 2018, não tivemos vítimas humanas. No entanto, um acervo com 20 milhões de itens fora quase todo perdido numa trágica. A velha e habitual prática de falta de prevenção/manutenção fora mais uma vez detectada.

     

    Rio de Janeiro voltou à mídia, mais uma vez, na triste manhã de 8 de fevereiro deste ano, quando o incêndio que tomou conta do Centro de Treinamento do Flamengo, mais conhecido como Ninho do Urubu, interrompeu a vida de 10 jovens e deixou mais 3 feridos.

     

    De acordo com matéria publicada pelo portal Veja no dia 11 de fevereiro, o incêndio teve origem no curto circuito de um dos aparelhos de ar condicionado, sendo que as chamas logo se alastraram por todo o alojamento. Levantou-se a tese de que o princípio de incêndio fora ocasionado por uma “gambiarra” na instalação do equipamento de refrigeração.

     

    Surgem naturalmente algumas perguntas, tais como “Porque esses incêndios aconteceram?”, “Quem garante que um empreendimento está livre de uma tragédia semelhante?” Você saberia responder se o seu empreendimento contém segurança adequada contra incêndios?

     

    Tal questionamento alerta para a necessidade de uma revisão urgente do protocolo de segurança brasileiro. É necessário que os estabelecimentos ajam em concordância com as diretrizes previstas na legislação, o que inclui o importante alvará do Corpo de Bombeiros, somente entregue a quem atendeu a todos os seus requisitos de projetos e instalações.

    No entanto, é importante destacar que o Alvará não esgota o assunto de segurança contra incêndio. Ele atesta que a empresa tem os requisitos mínimos para começar a operar, mas há uma série de análises de campo que ultrapassam o escopo de tal documento. Essas análises levam a recomendações que, se implementadas a contento, podem reduzir drasticamente o potencial de incêndios, além de propiciar a você conhecer melhor suas instalações.

     

    Uma das ferramentas, famosa por sua relevância e análise global, é o chamado Método de Gretener. A metodologia foi criada em 1965, pelo engenheiro suíço Max Gretener e surgiu a partir da necessidade de avaliação dos riscos de incêndios em edificações de grande porte. O sucesso do método foi tanto, que levou os bombeiros suíços a aplicá-lo em todos os tipos de construções, assim como companhias de resseguro fizeram uso do mesmo em diversos países.

     

    O Método de Gretener pode ser contratado por proprietários de quaisquer tipos de edificações, podendo ser residenciais; de hospedagem; comerciais varejistas; de serviços pessoais, profissionais e técnicos; educacionais e de cultura física; de reuniões públicas; de serviços automotivos; de serviços de saúde; industriais, etc.

     

    COMO O MÉTODO DE GRETENER PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO?

     

    O Método de Gretener leva a um “ÍNDICE GLOBAL DE SEGURANÇA” (γfi) contra incêndio, que mostra o quanto seu empreendimento está protegido ou não. Mais do que isso, ele mostra onde ficam seus pontos de vulnerabilidade (e de necessidade de investimento) para garantir o nível desejado de segurança.

     

    Se você estiver interessado em prevenção de incêndios e busca realizar uma análise completa em seu empreendimento, invista em Gretener. Não perca a oportunidade! Acesse o nosso ebook. 

    Comentários