Os EPI’s mais utilizados no Brasil - AmbientecAmbientec
CANAL DE CONTEÚDO

    Os EPI’s mais utilizados no Brasil

    Saiba quais são os equipamentos de segurança mais solicitados no país
    11/12/2018

    A área da saúde e segurança de uma empresa é extremamente importante para garantir a proteção dos colaboradores. Para isso, medidas foram sancionadas para que este ofício fosse legitimado e, consequentemente, aplicado no núcleo administrativo das companhias. Estas leis ficaram conhecidas como Normas Regulamentadoras (NR’s), responsáveis por ditar as regras de conduta que movem a relação empregador/empregado. Com isso, é possível aferir que a distribuição de instrumentos de segurança foi oficializada com o intuito de reforçar as barreiras contra as ameaças à integridade dos trabalhadores.

     

    Os EPI’s (equipamentos de proteção individual) são destinados aos colaboradores que exercem suas funções em ambientes de alta periculosidade, e, por isso, são submetidos a treinamentos que visam explanar a funcionalidade de cada utensílio de segurança, levando ao seu máximo aproveitamento em situações distintas. A distribuição dos instrumentos fica a cargo da empresa, enquanto que a manutenção e a checagem de estoque são de responsabilidade dos profissionais da segurança do trabalho. De acordo com os valores pressupostos na NR6, as ferramentas devem ser entregues em seu perfeito estado de conservação e funcionamento.

     

    Desta forma, expor alguns dos EPI’s mais utilizados no Brasil e no mundo é essencial para conscientizar os trabalhadores, assim como os membros das equipes administrativas de uma instituição empresarial. Lembre-se de que cada um possui uma finalidade específica, então, atente-se à área de uso e aos pré-requisitos determinados pela companhia empregadora.

     

     

    Luvas de látex e nitrílicas (reutilizáveis e descartáveis):

    As luvas podem ser utilizadas para diferentes tipos de proteção, especialmente em casos onde o trabalhador entra em contato com agentes químicos que podem ser nocivos à saúde. No caso das luvas de látex (reutilizáveis), os trabalhos que mais condizem com as suas funcionalidades são os relacionados ao âmbito industrial, onde a exposição a temperaturas elevadas é constante, e cujos setores químicos são prevalentes. Em contrapartida, as luvas nitrílicas (descartáveis) são de uso restrito às atividades que demandam um cuidado maior com a higiene, como as análises microbiológicas feitas nas empresas de alimentos, ou os serviços prestados por um médico.

     

    Capacetes de segurança

    Estão entre os EPI’s mais utilizados no mundo devido ao alto índice de injúrias nos setores da construção civil. Os capacetes são imprescindíveis para a proteção do crânio e do corpo contra impactos e a queda de objetos. Alguns dos tipos mais comuns desses equipamentos são: capacete com aba frontal, capacete com viseira e capacete com total.

     

    Protetor auricular:

    Esses protetores têm a função de abafar a alta frequência dos sons emitidos pelas máquinas de uma empresa, que podem causar danos contínuos e permanentes no ouvido dos trabalhadores. É um EPI bastante utilizado nas indústrias alimentícias, especificamente nos setores de embalagem.

     

     

    Comentários