Mecanismos de Segurança: DDS’s - Ambientec
CANAL DE CONTEÚDO

    Mecanismos de Segurança: DDS’s

    Reuniões são pontos-chave para a maximização dos esforços contra acidentes de trabalho
    19/12/2018

    A preservação da integridade física e emocional dos trabalhadores se dá por meio da conscientização. Desta maneira, as companhias propõem reuniões que ocorrem diariamente, com o objetivo de reforçar os valores de segurança e checar os pontos frágeis dos sistemas operacionais. Esta forma de abordagem e oratória é denominada Diálogo Diário de Segurança, ou, como jargão, DDS.

     

    A medida vem se popularizando no âmbito empresarial, sendo elemento indispensável para o cotidiano dos trabalhadores. As reuniões acontecem no período da manhã, antes do início do expediente. Neste momento, os profissionais se reúnem com seus superiores e discutem as principais pautas envolvendo as jornadas de trabalho. Comumente, os gestores da área de segurança lideram os discursos, explanando os obstáculos e possíveis formas de resolução de problemas. Sendo a saúde e a segurança os principais temas pontuados, cabe, também, aos colaboradores tomarem a frente das causas, propondo saídas e indicando ocorrências alarmantes, que podem vir a se tornar ameaças contra o grupo operacional como um todo.

    Uma das formas de maximizar a utilidade do recurso é a organização. Ao fim de cada reunião, a próxima já deve ser agendada – normalmente para o dia seguinte, no mesmo horário –, e os pontos discutidos devem ser documentados para compor o quadro de análise das auditorias. Recentemente, uma ampla gama de empresas adotou os DDS’s em sua pasta trabalhista, o que exemplifica a importância desse mecanismo para o sistema laboral.

     

    O grande diferencial da medida é o combate ou a prevenção de acidentes. Os desvios de regras e a incapacitação de um funcionário podem acarretar em graves injúrias, especialmente se for levado em conta o nível de periculosidade do ambiente analisado. Cada setor – seja empresarial ou administrativo – deve reservar uma parcela mínima da rotina para se dedicar ao DDS. Os temas abordados devem ser de interesse mútuo, prezando o ineditismo. Ao aferir temas variados nas reuniões, os debates se transformam em propulsores de incentivo. A colaboração mútua entre os profissionais é fortalecida, repercutindo em resultados mais satisfatórios.

     

    Algumas sugestões de pontos a serem abordados em um DDS:

    Higiene pessoal; uso correto dos EPI’s; assistência em casos de acidentes; lavagem de ferramentas, manutenção do maquinário vigente; ações convenientes em situações emergenciais; etc.

    Comentários