Cuidados ao manusear, armazenar e transportar produtos químicos - AmbientecAmbientec
CANAL DE CONTEÚDO

    Cuidados ao manusear, armazenar e transportar produtos químicos

    Os produtos químicos são benefícios para determinadas ocasiões, porém, se utilizados de maneira inadequada, podem se tornar prejudiciais à saúde humana.
    16/11/2017

    São considerados materiais nocivos aqueles que durante a fabricação, transporte, armazenamento, manuseio ou uso, possam afetar a saúde das pessoas que entrarem em contato. Muitos acidentes ocorrem devido ao uso incorreto dos produtos, inclusive em domicílios. Em escala industrial ou comercial, as consequências são ainda mais graves. Para se proteger é imprescindível ficar alerta a todos os procedimentos de segurança.

     

    A seguir foram listadas algumas dicas de como manusear qualquer produto químico de forma mais segura:

     

    -Leia atentamente as instruções de uso no rotulo de produto;

    -Não reutilize embalagens que armazenaram produtos químicos;

    -Jamais guarde os produtos líquidos em cima dos sólidos;

    -Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco;

    -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos;

    -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente;

    -Feche as embalagens após o uso.

     

    Outro cuidado muito importante que deve ser tomado é ao armazenar os químicos, necessário fazê-lo sempre de acordo com as instruções dos fabricantes, como por exemplo, longe de calor, em local arejado, respeitando o limite de empilhamento e outros. É significativo, ainda, fechar bem as embalagens depois de abertas para evitar evaporação. Uma boa ideia é designar um responsável pelo armazenamento, alguém que possa pegar e guardar os produtos. Marcar o local de armazenamento como sendo proibido para pessoas não autorizadas, também é uma sugestão interessante.

     

    É preciso, também, possuir sempre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), esses devem fazer parte da rotina de todos os funcionários que lidam com produtos químicos. Luvas, máscaras e óculos de proteção figuram o rol de equipamentos imprescindíveis, resta comprovado que diminuem consideravelmente o risco de contato com o químico e de intoxicação pela respiração do produto.

     

    No que se refere ao transporte de químicos, as embalagens pesadas apresentam grande risco de serem derrubadas, o que causaria uma contaminação generalizada. Prefira transportar essas embalagens com o auxílio de um carrinho de mão ou lifting manual, sempre verificando o equilíbrio para não derruba-las.


     

    Quer saber mais sobre os serviços que prestamos na área de riscos químicos? Acesse aqui.

    Comentários