CANAL DE CONTEÚDO

    Posto de Gasolina de SP ganha reconhecimento por implantar por completo a NR-20

    Por Gabriela Oliveira

    No primeiro semestre deste ano a Ambientec SP realizou trabalho junto ao Posto de Serviços Oriente Ltda, no qual foi implantado a Norma Regulamentadora nº 20 em sua totalidade. O treinamento contou com 19 colaboradores, que receberam curso de capacitação de todos os procedimentos previstos na norma.

     

    A Norma Regulamentadora nº 20, originada em 1978 e editada recentemente em 2014, é intitulada por “Segurança e Saúde no Trabalho com inflamáveis e Combustíveis” e tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

    A Ambientec sabe que a boa aplicação da NR 20 evita acidentes e garante a segurança e a saúde de todos. Na prática, é feito uma análise de risco que permite a identificação de problemas. Para efetuar o trabalho é necessário que o posto de gasolina tenha a documentação de instalação do local e dos equipamentos, bem como capacitar os funcionários.

     

    O trabalhador é peça fundamental na aplicação da NR 20, pois eles auxiliam no reconhecimento dos problemas rotineiros, conseguem apontar riscos pelos quais estão expostos e, sobretudo, são as pessoas que aplicarão a norma no dia-a-dia.

     

    Em suma, os trabalhadores de postos de combustíveis estão expostos a acidentes, como incêndios e explosões, e, também a riscos de saúde, pela exposição aos produtos químicos. A capacitação desse empregado o auxilia sobre a toxidade dos combustíveis e dá noções básicas sobre os produtos os quais tem contato no labor. O trabalhador treinado tem maiores chances de se proteger de acidentes e de intoxicação.

     

     

    Hoje, o Posto de Serviços Oriente Ltda colhe os frutos da assessoria prestada pela Ambientec e é reconhecido pelo bom cumprimento da lei. Além de mais segurança no dia-a-dia dos colaboradores e de quem circula pela área do posto, eles conquistaram o prêmio da Ipiranga de 1º Posto a Implantar por completo a NR 20 no estado de São Paulo.

     

    Quer saber mais sobre a NR 20? Entre em contato conosco!

    Comentários