CANAL DE CONTEÚDO

    A importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho

    A prática vem para proporcionar muito mais que apenas um momento de relaxamento aos funcionários.
    21/03/2018

    A ginástica laboral é uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e a fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho.

     

    O trabalho ininterrupto gera diversas consequências físicas ao empregado. Assim, para manter um bom ambiente de trabalho e reduzir o número de afastamento por problemas de saúde, as empresas podem proporcionar momentos de relaxamento e atividade físicas aos funcionários, através da Ginástica Laboral. Trata-se de uma série de exercícios praticados no local de trabalho, com o objetivo de proporcionar boas condições físicas e mentais à equipe.

     

    Existem dois tipos de Ginástica Laboral: a Preparatória, que é realizada antes ou nas primeiras horas do trabalho, composta por alongamentos, aumentando a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões; e a Compensatória, realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa, e é praticada para diminuir a fadiga e prevenir doenças ocupacionais crônicas.

     

    Os benefícios da adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional sejam em atividades de escritório ou industriais são evidentes como, por exemplo:

     

    – Prevenção de Doenças Laborais;

    – Redução do sedentarismo;

    – Melhora o Condicionamento Físico;

    – Redução a fadiga;

    – Combate tensões;

    – Melhora a autoestima;

    – Aumento da produtividade;

    – Diminuição dos afastamentos;

    – Melhoria na interação entre os colaboradores.

     

    O simples ato de participar das atividades propostas pela ginástica laboral diminuem drasticamente as chances de desenvolver as doenças mais comuns em ambientes de trabalho que são a LER (lesão por esforço repetitivo) e a DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho).

     

     

    Quer saber mais sobre Ergonomia para sua empresa? Clique aqui

    Comentários